52ª edição dos Jogos Escolares e Paralímpicos Maranhenses
“A nossa meta é expandir os JEMs e ParaJEMs a cada ano. Em 2023, tivemos 114 municípios. Este ano são 126. Essas competições dão oportunidade aos jovens do nosso estado para que eles possam mostrar o seu talento no esporte e quem sabe a partir daqui chegar às grandes competições mundiais. Este é o espírito dos JEMs. Fortalecer a prática do esporte no nosso estado e incentivar o talento atlético dos nossos jovens”, afirmou o governador Carlos Brandão.
O ministro do Esporte, André Fufuca, ressaltou que os JEMs e ParaJEMs são fundamentais para incentivar o talento esportivo desde a base. “Estes são os maiores jogos escolares do estado e que fortalece a base esportiva, por isso, estamos aqui incentivando esta competição para que outros locais no nosso país tenham jogos deste tipo, criando um esporte cada vez mais fortalecido e nossos atletas despontando nas competições nacionais e internacionais”, disse.
O secretário do Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, informou que os JEMs e ParaJEMs vão reunir mais de 1.200 atletas na edição 2024. “Nossos jogos educacionais deste ano está batendo todos os recordes em uma edição que traz de volta modalidades esportivas como o Beach Soccer e pela primeira vez inclui a Capoeira. Além disso, estamos trazendo de volta o Castelinho para esta competição, que é o maior e melhor ginásio esportivo do Norte e Nordeste”, garantiu.
JEMs e ParaJEMs 2024
Na edição 2024, os JEMs atingiram um recorde histórico com 126 municípios inscritos. Pela primeira vez, as cidades de Conceição do Lago-Açu, Mata Roma, Santana do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes e Satubinha participam do maior evento de esporte educacional do estado.
Além disso, a edição deste ano conta com novidades como a volta das competições de beach soccer e pela primeira vez será feita uma competição experimental da capoeira, que terá um espaço especial para ser realizado dentro da programação do evento.
Atletas
Para os jovens atletas que irão participar das competições a expectativa é alta. “Durante as férias eu treinei todos os dias. Eu fui muito bem na fase Metropolitana dos JEMs, conquistando duas medalhas de bronze e duas de prata. Por isso, minha expectativa esse ano é conseguir me classificar para os JEBs”, comentou Matheus Davi, que compete no atletismo.
Beatriz Marques, estudante que compete no vôlei de praia, destacou a importância da prática do esporte. “A prática do esporte é a melhor coisa que tem. A nossa saúde melhora, nossa vida social melhora e com isso nós crescemos na nossa vida e profissão. Por isso, nós nos dedicamos as nossas modalidades e buscando representar nossas escolas e nossos clubes da melhor forma possível”, contou.
Rodrigo Goulart, presidente da Federação Maranhense de Basquete, disse que os JEMs e ParaJEMs são uma grande ação do Governo do Maranhão. “É sem dúvidas uma grande confraternização do esporte escolar, que envolve também o estímulo à educação, o que é de grande valia para o esporte maranhense e brasileiro, pois revela grandes atletas que representam o estado internacionalmente”, declarou.
Yuri Almeida, presidente da Federação Maranhense de Karatê, falou da importância dos JEMs e ParaJEMs para os jovens do estado. “Temos todo o interesse em contribuir sempre para que este evento seja realizado da melhor forma possível, pois ele é fundamental para incentivar os jovens e os pais desses jovens a continuarem investindo no esporte”, comentou.
Disputas
Os jogos acontecerão entre de 10 de agosto a 2 de setembro e contam com 20 modalidades de disputas individuais e 5 coletivas para crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos (infantil) e 15 a 17 anos (infanto), e 16 modalidades esportivas para pessoas com deficiência.
O primeiro bloco das competições inicia com as modalidades coletivas (12 a 14 anos) e segue até o dia 15 de agosto com basquete, futsal, futsal intelectual, futebol de 5, futebol PC, goalball, handebol, handebol intelectual, voleibol e voleibol sentado.
Do dia 18 a 23 de agosto, a disputa será na categoria infanto com as modalidades de beach soccer, basquete, futsal, handebol, voleibol, ginástica artística e rítmica.
No terceiro bloco, que começa no dia 26 e vai até o dia 28, estarão presentes as modalidades de atletismo (12 a 14 anos), atletismo adaptado, badminton (12 a 14 anos), capoeira, natação, tênis de mesa (12 a 14 anos), tênis de mesa em cadeira de rodas, tiro com arco, triatlo, xadrez (12 a 14 anos) e judô.
No último bloco, de 31 de agosto a 02 de setembro, as competições acontecerão nas modalidades de atletismo (15 a 17 anos), atletismo + 18 ParaJEMs, badminton (15 a 17 anos), halterofilismo, karatê, parabadminton, skate, taekwondo, tênis de mesa (14 a 17 anos), wrestling e vôlei de praia.
Competição nacional
Os campeões do JEMs, na categoria de 15 a 17 anos, representarão o Maranhão na etapa nacional dos Jogos da Juventude, que acontecerão de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa, no estado da Paraíba. Já os campeões de 12 a 14 anos representarão o Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecerão de 20 de setembro a 02 de outubro, em Recife, no estado do Pernambuco.
Para a realização do maior evento esportivo do Maranhão, a Sedel conta com a parceria do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Cerimonial do Governo e das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Administração Penitenciária (Seap), Saúde (SES), Comunicação (Secom), Cultura (Secma), Turismo (Setur), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Seduc), Juventude (Seejuv) e do IPREV.
CEO – Holanda Sobrinho
E-mail: [email protected]
Telefone: (98) 98206-1001
Agenda Aberta © 2024. Todos os direitos reservados.