MPMA sedia reunião da Rede de Inovação pelo Maranhão

0
15

Os membros da Rede de Inovação pelo Maranhão (Rima) reuniram-se nesta quinta-feira, 5, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís, para a reunião ordinária dos integrantes. O objetivo foi acompanhar o andamento dos grupos de trabalho e planejar ações conjuntas para o ano de 2025.

Além do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a reunião teve a participação de representantes do Tribunal de Justiça do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão, Tribunal Regional Eleitoral, Universidade Estadual do Maranhão, Sebrae Maranhão e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão.

A atividade foi iniciada pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, e coordenada pelo diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Fábio Meirelles Mendes.

“Estamos aqui para estimular e viabilizar o trabalho de vocês. A tecnologia é uma realidade e tenho certeza de que sairão da Rede de Inovação soluções e diretrizes úteis para a sociedade e para as instituições participantes”, afirmou Danilo de Castro.

A Rima busca criar um ambiente colaborativo e propício à troca de conhecimentos e experiências entre os diversos atores do ecossistema de inovação. Para alcançar tal objetivo, os parceiros se comprometeram em buscar capacitação para desenvolver as competências e habilidades necessárias para impulsionar a inovação no estado.

Dentre os objetivos da Rima, estão o mapeamento dos programas e projetos desenvolvidos pelas instituições integrantes, incluindo os ligados à pauta global da Agenda 2030. Os participantes se propõem a trabalhar conjuntamente para definir estratégias e compartilhar informações e boas práticas para a gestão do conhecimento e projetos na área da inovação.

O promotor de justiça e diretor da Seplag, Fábio Meirelles Mendes, ressaltou o ambiente colaborativo entre as instituições parceiras e a importância do compartilhamento de conhecimento para ampliar a inovação. “Seja de uma forma específica ou mais ampla, a inovação é aquilo que traz um bem à sociedade. Agradeço a disponibilidade de todos que vieram presencialmente e os que estão nos acompanhando pela internet”.

No encontro, os participantes avaliaram o andamento das ações dos grupos de trabalho responsáveis pelo regimento interno, pelo planejamento institucional e pelo uso de inteligência artificial. Após a deliberação dos presentes, ficou acertada, ainda, a criação de um grupo de trabalho para mídias sociais e divulgação. Também ficou acertado que a Rima vai entrar em contato com agências similares de outros estados para o intercâmbio de informações e de boas práticas.

A Rima também é integrada pela Defensoria Pública Estadual, Tribunal Regional do Trabalho, Justiça Federal e Academia Maranhense de Ciências.