Projeto de prevenção às drogas de Itapecuru-Mirim é encerrado com visita ao Centro Cultural
Dezenas de alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Itapecuru-Mirim participaram, na manhã desta sexta-feira, 6, no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão, da solenidade de premiação do programa de prevenção contra as drogas desenvolvido pelo Município em parceria com a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapecuru-Mirim. Participaram das atividades membros e servidores do MPMA, estudantes, professores e gestores. Coordenou os trabalhos a promotora de justiça Ilma de Paiva Pereira.
Participaram do programa, realizado ao longo de 2024, alunos do 5ª ao 9º ano, na faixa-etária de 10 a 14 anos. No encerramento, estiveram presentes estudantes das Unidades de Educação Básica João da Silva Rodrigues, Santa Terezinha, João Cruz Oliveira e Gomes de Sousa.
A UEB João Cruz Oliveira venceu o concurso do melhor nome para o projeto: “Drogas: da curiosidade disfarçada de prazer a um caminho que te fará morrer”. Já a UEB João da Silva Rodrigues foi a vencedora na categoria melhor execução.
Durante o encerramento, seis alunos da escola João da Silva Rodrigues receberam medalha pelos trabalhos desenvolvidos: Ícaro Lopes, Victor Batista, Pedro Henrique da Silva, Luis Otávio Silva, Thiago Gabriel Araújo, Marcos Pereira Reis e Matheus Pereira Reis.
Em Itapecuru-Mirim, o programa de prevenção às drogas foi desenvolvido a partir do projeto “Quem escolhe o seu caminho: você ou as drogas?”, mas em 2024 se tornou uma campanha pedagógica permanente da rede municipal de ensino.
Em São Luís, além da premiação, as crianças conheceram as dependências do Centro Cultural, incluindo o Memorial do MPMA
ARTICULAÇÃO
Na abertura da solenidade de encerramento, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAO-IJ), Gleudson Malheiros, ressaltou a importância das campanhas de prevenção às drogas e da proteção dos direitos do segmento infanto-juvenil. “Quero parabenizar a todos e destacar a importância de a educação estar envolvida com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Não se faz a proteção desses direitos se não for por meio de uma rede articulada”.
Durante a premiação, a promotora de justiça Ilma de Paiva Pereira agradeceu o esforço dos envolvidos para o desenvolvimento da campanha e discorreu sobre a finalidade do encerramento do programa. “O objetivo desta atividade é mostrar para vocês – que são a juventude de Itapecuru-Mirim – a dimensão do Ministério Público. Para que todos possam compreender que o promotor de justiça é aquele que defende os interesses da sociedade. É importante lembrar que existem promotores de justiça trabalhando diuturnamente para a construção de uma sociedade melhor. Por isso, é importante conhecer a história e o trabalho do Ministério Público”, disse.
CEO – Holanda Sobrinho
E-mail: [email protected]
Telefone: (98) 98206-1001
Agenda Aberta © 2024. Todos os direitos reservados.