Premiação dos maranhenses que se destacaram na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024

0
36

Evento teve o apoio do Grupo Equatorial e premiou 8 mil estudantes no país

Ian Vitor Souza Fonseca, tem 13 anos, é aluno do 8° ano da Escola Portal do Saber e concorreu com mais de 260 mil estudantes do 8º e 9º ano das redes pública e privada do país. Ele conquistou uma medalha de ouro e foi selecionado como o melhor aluno do Maranhão na disputada Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, que tem apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Grupo Equatorial.

Como prêmio especial, Ian Fonseca recebeu de presente um notebook, além da medalha de ouro na solenidade nacional realizada em Brasília. Ian e outros onze alunos maranhenses se destacaram na competição e ganharam medalhas. E, na última sexta-feira (06) foram homenageados também em São Luís pelos bons resultados alcançados na ONEE.

“Participei da ONEE e consegui ter um bom desempenho na prova. Por isso, conquistei além da medalha de ouro, uma viagem à Brasília e ganhei um notebook de presente. A Olimpíada foi muito importante, pois me deu mais conhecimento sobre a economia de energia elétrica, aprendizado que vou levar pelo resto da vida e vai me ajudar bastante”, declarou o grande vencedor do Maranhão, Ian Fonseca.

O aluno Heitor Alves de Monteiro, de 14 anos, ganhou uma medalha de bronze e destacou que as conquistas da ONEE vão além da premiação: “Me esforcei muito estudando on-line para passar nas provas e chegar até essa medalha de bronze. Estou muito feliz com essa conquista, pois foi bem difícil. E, agora, sinto que, além de ter mais conhecimentos para ajudar minha família em casa, também terei mais chance de empregabilidade por ter uma visão mais sustentável”, declarou o aluno.

Natália Brugin Serra tem 14 anos e é aluna do 8° ano do Portal do Saber. Ela conquistou uma medalha de ouro na ONEE e conta que os impactos positivos foram além da sala de aula: “Foi muito legal participar da ONEE, que tratou muito da nossa conscientização no uso da energia e o cuidado que devemos ter com a energia no nosso dia a dia. Isso impactou muito em minha casa, pois aprendi a fazer o uso da energia de forma mais consciente. Comecei a pensar muito e mudei o meu estilo de vida. Foi uma experiência fantástica participar da Olimpíada, o que foi feito de forma bem coletiva aqui na escola, todos os colegas em grupo se ajudando e aprendemos muito. Agradeço a Deus, aos meus pais, à escola Portal do Saber e à Equatorial”, disse a aluna emocionada.

A professora Kátia, do Portal do Saber, enfatizou a importância da Olimpíada para a formação de uma nova geração de jovens mais conscientes, em prol de uma sociedade mais sustentável: “Essa Olimpíada casou muito bem com as propostas pedagógicas da escola. E, hoje, estamos aqui, para premiar nossos alunos como os melhores dessa Olimpíada. Parabenizamos a Equatorial por ter essa visão de conscientizar a sociedade sobre a importância da eficiência energética”, declarou a professora.

A competição contou com a participação de 48 concessionárias de distribuição de energia elétrica de todos os estados do país e do Distrito Federal, incluindo a Equatorial Maranhão. E selecionou os melhores alunos em provas e desafios realizados entre os dias 7 e 12 de outubro. Nessa edição, a ONEE proporcionou uma experiência ainda mais enriquecedora para os alunos participantes, pois adotou metodologias ativas, gamificação em 3D e provas em libras, promovendo o aprendizado dinâmico e inclusivo, o que impactou positivamente todos os participantes.

A analista de projetos de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Rosângela Martins, ressaltou que o incentivo à educação é prioridade para o Grupo Equatorial: “A Escola Portal do Saber foi uma das primeiras escolas locais a se inscrever na Olimpíada e nós acompanhamos de perto todo o processo. Tivemos um número bem expressivo de inscritos e o Grupo Equatorial faz questão de apoiar esse evento em todas as edições da ONEE, pela importância que é apostar na educação dos jovens”, afirmou Rosângela.

Vanessa Mendes, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, também destacou a importância da educação para o Grupo: “A Equatorial tem uma cultura voltada para três grandes pilares: Ética, Sustentabilidade e Segurança. Eventos como esse reforçam o compromisso que a Distribuidora tem com a educação e a sustentabilidade. E ficamos muito felizes em perceber que isso também está se espalhando na sociedade. Esse é um compromisso nosso: Transformar a sociedade para um futuro melhor e mais sustentável e isso passa pela educação. Parabéns à Escola Portal do Saber por apoiar os estudantes nesse processo e aos alunos, que participaram e se esforçaram”, disse Vanessa.

Agora, os alunos premiados já estão focados no futuro; pois todos os estudantes medalhistas de ouro, prata e bronze também avançam para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025. SOBRE A ONNE A ONEE é muito mais que uma premiação, é uma iniciativa que propicia um ambiente diferente e motivador na escola. Por meio da ONEE, os alunos têm contato com questões interessantes e desafiadoras de ciência e são estimulados a trabalhar em grupo. O objetivo principal é estimular o estudo sobre Eficiência Energética por meio de desafios gamificados, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.