Piauí – Guardião Mirim forma 150 crianças e governador Rafael destaca importância da iniciativa

0
10

O governador Rafael Fonteles, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, a secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, e o secretário de Segurança, Chico Lucas, participaram, nesta quarta-feira (18), da solenidade de formatura de 150 crianças do projeto Guardião Mirim nos bairros Teresina Sul, Santa Maria da Codipi e Portal da Alegria.

A realização das atividades do projeto nesses bairros foi uma escolha das comunidades de forma democrática através do Orçamento Participativo (OPA) do ano passado. “Aqui é a conclusão do projeto Guardião Mirim, que foi votado no ano passado pelo povo dos bairros Portal da Alegria, Teresina Sul e Santa Maria da Codipi a partir das proposições das associações. A Antônia, a Ana e a Joana propuseram e agora concluíram essa ação do OPA votada pelo povo e concluída pelo Governo do Estado na área da segurança pública”, disse o governador.

O OPA vem alcançando diversas comunidades graças ao empenho das associações e da mobilização dos moradores nos processos participativos de escolha. Segundo a secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, o programa vem provocando uma transformação social. “Ele tem um impacto financeiro pequeno mas o impacto social é muito grande e aí nós exemplificamos aqui com o Guardião Mirim. Nós iniciamos 2024 entregando uma obra da Patrulha Cidadã em Parnaíba e agora a gente encerra coroando esse ano, consolidando o OPA como um programa que transforma a vida das comunidades. O OPA realmente faz a diferença na vida das pessoas e está conseguindo referendar políticas públicas que já existiam, como essa”, declarou a secretária.

Para o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, o OPA tem um caráter diverso para atender às necessidade da população. “O Guardião Mirim é um dos projetos da Secretaria de Segurança Pública tão importante que está no OPA e agora estamos celebrando a formatura das turmas de bairros tão diferentes, em áreas tão extremas e isso marca, como disse o governador, duas coisas, que são a cultura de paz e a participação popular porque as associações escolheram e votaram e agora estamos aqui celebrando”,  afirmou Washington Bonfim.

O aluno Emanoel Lucas Santa Paz, que recebeu certificado e mora no Portal da Alegria, relatou como o Guardião Mirim vem contribuindo para seu desenvolvimento. “Aqui me sinto acolhido e respeitado, acima de tudo crescer como cidadão. No projeto, a gente aprende coisas que são importantes para a vida inteira, através das palestras, esportes e brincadeiras, eu descobri como é essencial respeitar as pessoas, ter ética, cuidar de mim mesmo e da minha comunidade. Além disso, o Guardião Mirim mostra como podemos ser agentes de transformação da nossa sociedade. É muito bom saber que mesmo sendo jovens podemos fazer a diferença”, finalizou.