2024 – Lençóis Maranhenses vira patrimônio natural da humanidade
O dia 26 de julho de 2024 entrou para a história do turismo no Maranhão. Foi nesta data que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade, durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Nova Délhi, na Índia. Com 155 mil hectares, a unidade de conservação, que já é um dos principais destinos para viajantes do Brasil e de todo o mundo, ganhou ainda mais atenção internacional devido a sua importância ecológica e ambiental para o planeta.
“Conquistamos o título histórico de Patrimônio Mundial e estamos colhendo os resultados com o Governo do Estado, captando e realizando novos investimentos sustentáveis que se convertem em infraestrutura e geração de emprego e renda para o nosso povo”, comemora a secretária de Estado do Turismo do Maranhão, Socorro Araújo.
Novo vetor para a atração de turistas para o Maranhão, o título conferido aos Lençóis Maranhenses foi anunciado dias após o encerramento do São João do Maranhão 2024, que ao longo de 60 dias reuniu mais de 700 atrações, entre cantores, bandas, grupos de bumba meu boi, cacuriá, quadrilha, tambor de crioula, danças diversas, entre outras manifestações culturais maranhenses.
Os bons números registrados no período junino vieram na esteira de outro grande sucesso do ano: o Carnaval do Maranhão 2024, que contou com shows e apresentações de 192 atrações no Pré-Carnaval e Carnaval. No período oficial da festa, 16 atrações nacionais e 51 artistas locais atraíram milhares de pessoas aos Circuitos Litorânea e Beira-Mar em São Luís. Mas a festa se espalhou em todo o estado com circuitos carnavalescos em mais de 70% das cidades maranhenses.
O anúncio do título de Patrimônio Natural da Humanidade dado aos Lençóis Maranhenses, somado à diversidade dos festejos carnavalesco e junino, confirmam a vocação natural do estado para o turismo cultural e o ecoturismo, além de revelar outro ponto positivo: o potencial da cultura maranhense para movimentar a economia e atrair visitantes.
“Estou muito satisfeito com os resultados que conseguimos alcançar este ano. A cultura tem sido uma prioridade para o nosso governador Carlos Brandão, que adota uma gestão municipalista e tem se esforçado para levar ações aos quatro cantos do estado, chegando a novos lugares e impactando mais pessoas”, celebra Yuri Arruda, titular da Secretaria de Estado da Cultura.
Os atrativos culturais impactam diretamente no fluxo de visitantes ao Maranhão. O Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA) contabilizou recorde de desembarques no aeroporto de São Luís no mês de julho, temporada de férias, totalizando 84.242, segundo o Monitoramento de Fluxo Aéreo.
O número representa um aumento de 9% se comparado ao mês mais movimentado de 2023. No Monitoramento da Taxa de Ocupação Hoteleira, o destaque foi o Polo Lençóis e Delta, que chegou a ter, conforme pesquisa, 87,1% de leitos ocupados no mês de julho.
“O fluxo não aumentou só nos eventos e nas principais datas que nós temos, como no Réveillon, Carnaval e São João, mas durante o ano inteiro. Quando o Parque dos Lençóis Maranhenses se tornou patrimônio mundial, automaticamente ele se tornou um grande produto que se vende sozinho pela beleza e por todas as experiências que podem ser vivenciadas pelos nossos visitantes”, explicou Socorro Araújo.
Em paralelo, para atender à crescente demanda, a Setur vem capacitando os agentes do trade turístico e deu início, em 2024, ao programa “Mais Qualificação, Mais Turismo”. A capacitação ofertou 17 cursos gratuitos de qualificação profissional, sendo 14 realizados de forma presencial e três na modalidade a distância (EAD), totalizando quase 3 mil pessoas qualificadas em apenas um ano.
CEO – Holanda Sobrinho
E-mail: [email protected]
Telefone: (98) 98206-1001
Agenda Aberta © 2024. Todos os direitos reservados.