Combate à violência contra a mulher: Maranhão terá 1º Encontro das Patrulhas Maria da Penha

0
42

O Sistema de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, realizará, entre os dias 20 e 22 de agosto, o 1º Encontro Estadual das Patrulhas Maria da Penha. A cerimônia de abertura acontecerá nesta terça-feira (20), às 8h, no Auditório do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão, localizado na Rua Oswaldo Cruz, Centro de São Luís.

O evento, que tem como objetivo fortalecer as políticas de combate à violência de gênero no estado, reunirá representantes das 22 unidades da Patrulha Maria da Penha, distribuídas por diversas regiões estratégicas do Maranhão. As equipes compartilharão suas experiências e práticas, promovendo um intercâmbio que visa melhorar as estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher.

Durante os três dias de encontro, serão realizados debates, palestras e atualizações sobre temas relevantes, como a Lei Maria da Penha, jurisprudência aplicada à atividade policial, o papel dos homens no enfrentamento à violência de gênero e novos protocolos de prevenção. Todas as atividades serão no Centro Cultural e Administrativo do MPMA.

Sobre a Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha é um grupamento especializado da Polícia Militar do Maranhão, subordinado ao Comando de Segurança Comunitária (CSC). Com sete anos de atuação, suas 22 unidades atendem aproximadamente 70 municípios, com a missão de prestar um atendimento humanizado e acolhedor às mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica e familiar.

Além de acompanhar e fiscalizar o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), a Patrulha realiza policiamento ostensivo por meio de rondas, visitas solidárias e contatos telefônicos com as mulheres atendidas, além de efetuar prisões de transgressores. As ações também incluem campanhas de conscientização e palestras educativas, em parceria com a sociedade civil e outras entidades, voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Desde sua criação, a Patrulha Maria da Penha já atendeu 84.049 mulheres, realizou 182.726 visitas e rondas, e efetuou 1.194 prisões por descumprimento de MPUs. A excelência no trabalho realizado reflete na importante estatística de que nenhuma mulher sob proteção da Patrulha foi vítima de feminicídio, demonstrando a eficácia das ações desenvolvidas inclusive para a redução de 32% deste tipo de crime em 2023, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Atualmente, há Patrulha Maria da Penha na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), Imperatriz, Balsas, Timon, Santa Inês, Caxias, Açailândia, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Bacabal, Presidente Dutra, Barra do Corda, Barreirinhas, Rosário, Buriticupu, Grajaú, Codó, Coroatá, Estreito, São Mateus e Colinas.