Programa Encontro com Escritores do TCE recebeu Daniel Blume

0
41

Com a apresentação da palestra “Caminho poético, da epifania ao livro”, o advogado, procurador, escritor e imortal da Academia Maranhense de Letras (AML) Daniel Blume foi o convidado da última edição do programa Encontro com Escritores.

O encontro ocorreu na Biblioteca do TCE e essa foi a 15ª edição do programa, que há quatro meses retomou o seu formato original de encontros presenciais. Além do público da casa, que prestigia todas as edições do programa, uma atividade do Clube de Leitura Maria Firmina, ligado à Biblioteca do TCE, o encontro com Daniel Blume contou com algumas presenças especiais, entre escritores e expoentes da esfera jurídica, onde também atua o escritor.

Além da palestra e da conversa posterior com o público, o escritor fez a doação de livros de sua autoria para a biblioteca da instituição. Para Daniel Blume, foi uma grande alegria o convite do TCE-MA para participar do programa, por meio de sua coordenadora, a auditora Rossana Jansen.

“Destaquei que o meu processo criativo se dá em duas fases. A primeira, é a “etapa poesia”, quando ocorre a inspiração, em qualquer momento, hora ou local, o que é precipitado por um fato endógeno ou exógeno, que se apresenta em sensação na perspectiva poética. Chega como matéria prima, barro, pedra bruta do poema. A segunda, é a “etapa poema”, quando posteriormente trabalho racionalmente as palavras provindas de emoção, da inspiração. Falo de vernáculo, sonoridade, estrutura dos versos e estrofes — ocasião em que a poesia se torna poema, uma estrutura textual peculiar e milenar. Assim, busco moldar aquele barro, pedra bruta, poesia em poema, uma escultura de palavras e sentidos.”

Para o escritor o TCE está de parabéns pela iniciativa de fomentar a literatura, por meio de debates com escritores maranhenses. “Espero que este projeto cultural sirva de paradigma para outros entes públicos”, afirmou.