Eduardo Braide é reeleito prefeito de São Luís no primeiro turno

0
27

SÃO LUÍS – O atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide, do Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito em primeiro turno para comandar a capital maranhense pelos próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral no Maranhão (TRE-MA), Braide conquistou 70,12% dos votos válidos, contra 22,56% de Duarte Júnior (PSB) e 3,18% de Dr. Yglésio (PRTB)

Em sua reeleição para a prefeitura de São Luís, Eduardo Braide recebeu 403.981 votos. O segundo colocado Duarte Júnior teve 129.962 votos, enquanto Dr. Yglésio contou com 18.348 votos. Os outros cinco candidatos não conseguiram atingir a marca de 10 mil votos.

Eduardo Braide liderou todas as pesquisas de intenção de votos para a prefeitura de São Luís desde o início da campanha eleitoral, com destaque para as três pesquisas feitas pela Quaest/TV Mirante nos dias 9 de setembro, 27 de setembro e 5 de outubro. Nesses levantamentos, Braide oscilou entre 43% e 50% na pesquisa espontânea e entre 58% e 63% na pesquisa estimulada. Na pesquisa divulgada nesse sábado (5), o prefeito reeleito apareceu com 64% na estimativa dos resultados em votos válidos, que é a forma como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado oficial das eleições.

Plano de governo

Em seu plano de governo para o quadriênio 2025/2028, Eduardo Braide apresentou 55 propostas, divididas em três eixos de trabalho: Cidade Mais Humana, Cidade Mais Inteligente e Cidade Mais Sustentável. Entre as principais promessas de campanha, estão a entrega do novo Socorrão II, a construção da Maternidade Municipal, criação de novas escolas e creches de tempo integral, ampliação do horário de atendimento em Unidades de Saúde, reajuste salarial para o funcionalismo público municipal, renovação e ampliação da frota de ônibus do transporte público, implantação de iluminação pública de LED em toda cidade, construção do Novo Mercado Central e implementação do Plano de Mobilidade de São Luís.