Empreendedores de startup maranhense apoiada pelo Sebrae participam de reality de negócios e empreendedorismo

0
24

Um jogo desenvolvido por empreendedores maranhenses – o Gamezônia – é um dos destaques do episódio de quinta-feira  (24) da nona temporada do Shark Tank Brasil. O programa é a versão brasileira do reality show norte-americano e reúne negócios inovadores que buscam recursos para expansão e investidores interessados em dar apoio financeiro às boas ideias apresentadas pelos participantes.

O seriado tem seus episódios exibidos às segundas e quintas-feiras, às 21h pelo You Tube (https://bit.ly/4fihvFW). O episódio que conta com participação da Gamezônia está disponível também no Sony Channel (https://bit.ly/4feqPdQ)

CNJ aprova ajustes na resolução do Exame Nacional dos Cartórios
O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, na 13ª Sessão Ordinária de 2024, realizada na terça-feira (22/10), alterações nas regras para o Exame Nacional dos Cartórios (Enac), que constam na Resolução nº 575/2024. Dentre as mudanças estão o percentual mínimo de acertos para aprovação, exclusão de língua portuguesa, substituição e adequação de termos, ampliação da validade do exame. As mudanças constam do Ato Normativo 0004931-36.2024.2.00.000.
As alterações, segundo o presidente do CNJ, ministro Roberto Barroso, promovem “ajustes pontuais”. No tocante ao percentual mínimo para aprovação de candidatas e candidatos da ampla concorrência, houve redução de 70% para 60% de acertos na prova objetiva. A alteração reflete a preocupação com a possibilidade de não aprovação de quantitativo suficiente para preenchimento de serventias vagas ou de baixa remuneração. Para pessoas com deficiência, negras ou indígenas, fica mantido o percentual de 50% de acertos nas provas objetivas.
Outras mudanças dizem respeito ao conteúdo, adequações técnicas, referentes aos ramos do conhecimento que serão cobrados no Exame, a exemplo da substituição de “Registros Públicos” por “Direito Notarial e Registral” e “Direito Comercial” por “Direito Empresarial”. Também houve exclusão da exigência de língua portuguesa no conteúdo programático.
Em relação ao prazo de validade, que antes era de 4 anos, este passou para 6 anos, sob a justificativa de que o exame é exigido não apenas para provimento, mas também para remoção. Para os editais abertos até o dia 30 de junho de 2025, ficou definido que não será necessária aprovação no Enac para inscrição preliminar, mas essa regra continua sendo exigida para a realização da prova oral.
UNIFORMIDADE E MELHORIA DOS SERVIÇOS
Inspirado no Exame Nacional da Magistratura (Enam), o Enac foi instituído em agosto deste ano, com a finalidade de aumentar a uniformidade, a idoneidade e a qualidade dos cartórios extrajudiciais. A aprovação no Enac é pré-requisito para candidatas e candidatos se inscreverem nos concursos realizados pelos tribunais de justiça dos estados.
A Resolução nº 575 estipulou, ainda, que a prova do Enac deve ser realizada, pelo menos, duas vezes por ano, de forma simultânea nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal. Em cada edição, deve ser criada uma comissão de concurso, composta por quatro integrantes do Poder Judiciário, um membro do Ministério Público, um representante da advocacia, uma registradora ou um registrador e uma tabeliã ou um tabelião, todos convidados pelo presidente do CNJ, ouvido o corregedor nacional de Justiça.
Assessoria de Comunicação*
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial

Apoio decisivo – O empreendimento recebeu apoio do Sebrae, por meio do edital do Inova Amazônia – Ciclo I, programa de aceleração de startups do Sebrae, que tem contribuído para fomentar a inovação e gerar negócios de base inovadora na Amazônia. Também é uma das iniciativas contempladas no ciclo 2023-2024 do Edital de Economia Criativa, parceria do Sebrae e Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). E, ainda, pelo edital Centelha 2, uma das estratégias de apoio a startups e negócios inovadores do Governo do Maranhão – Fapema, fruto de parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Sudene. Além disso, ao longo desse tempo, a startup Gamezônia tem participado com apoio do Sebrae de eventos com investidores, como Bossa Summit e Neon, entre outros.

Jogo intuitivo – O projeto levado ao Shark Tank Brasil pelos empreendedores maranhenses, o jogo Gamezônia, aborda a história da Amazônia retratada sob a perspectiva dos povos tradicionais. Trata-se de um game com potencial para educação e entretenimento, com o diferencial de valorização da cultura local e regional, focando a conscientização sobre a preservação ambiental. Descrito como game de impacto ambiental, o negócio reúne um time formado por Patrícia Lima, Juliana Nogueira, Vinicius Sirino, Ádani dos Santos e Zeeshan Shaikh.

Com o jogo, a startup tem buscado parcerias para o uso como recurso didático pelas escolas. A ideia é oferecer ao aluno uma aventura única na região Amazônica, unindo tecnologia de última geração de forma divertida e lúdica, de modo que ele possa explorar a história dos povos tradicionais, além da fauna e flora, ganhando conscientização sobre questões climáticas e ambientais e sobre a diversidade e importância da Amazônia para o planeta. A plataforma Gamezônia oferece acesso a testes, exercícios e treinamentos personalizados para a chamada geração digital.

Para o gerente de Tecnologia e Inovação do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães, esse momento é bastante importante, ao dar visibilidade aos negócios inovadores e ao talento do empreendedor maranhense. “Trata-se de um empreendimento que se concretiza com o jogo Gamezônia que, de forma bastante criativa e inovadora, traz a questão Amazônica para a agenda dos amantes de jogos e para as escolas, apostando na interatividade e recursos lúdicos de forma inteligente. Por tudo isso, o jogo está credenciado para conquistar os investidores do programa. Como apoiador da iniciativa, junto com o Governo do Estado e a Fapema, o Sebrae se orgulha deste momento, que revela para o Brasil a produção dos nossos empreendedores e os esforços para fazer da inovação um caminho para o desenvolvimento do nosso estado”, celebra o gerente.