Programa ‘Ensinar da Uema’ é destaque em publicação do CEE/MA sobre Educação e Cultura de Paz no Maranhão

0
22
O Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão foi um dos destaques na edição 2024 da revista “Educação Básica e Superior do Maranhão: Diálogos sobre a Cultura de Paz”, produzida pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA). A publicação, que reúne artigos de conselheiros, educadores e autoridades do estado, tem como tema central a Cultura de Paz, abordando questões essenciais para o fortalecimento de valores pacíficos no ambiente educacional.

O artigo intitulado “Gente que Ama Ensinar: Sentido de um Programa de Formação de Professores da UEMA pela Cultura de Paz, à Luz dos Princípios da Agenda 2030” foi escrito pela Coordenação Geral do Programa Ensinar, Profa. Dra. Maria Goretti Carvalho, e se destaca como uma reflexão importante sobre os impactos e objetivos da formação de professores, especialmente na perspectiva de promover a paz e o desenvolvimento sustentável nas regiões mais distantes do Maranhão.

“O objetivo maior da pesquisa foi identificar o papel da cultura de paz dentro do contexto do programa”, disse a Coordenadora, que, ainda, explica que, para a construção do artigo, optou por uma metodologia dividida em três etapas: pesquisa bibliográfica, observação participante e relato de experiências da Coordenação Geral do Programa.

Segundo a autora, Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, o Programa Ensinar não apenas contribui para a formação de profissionais da educação, “mas também desempenha um papel crucial na melhoria dos padrões de vida dos educadores e de suas comunidades, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

A professora autora desse artigo ressalta, especialmente, o impacto do Programa nas metas de erradicação da pobreza (ODS 1), oferecendo aos professores em formação a oportunidade de qualificação profissional e, consequentemente, melhores condições de trabalho e renda.

A Uema, por meio do Programa Ensinar, também reforça o compromisso com a qualidade da educação, alinhando-se ao ODS 4, que preconiza a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Além disso, o impacto do programa está diretamente relacionado ao ODS 16, que propõe o fortalecimento da paz, da justiça e das instituições, princípios que orientam a ação do Ensinar na formação de uma cultura de paz.

História e Impacto do Programa Ensinar
Criado na metade da década de 1990, o Programa Ensinar surge como uma ação política da Uema voltada à formação de professores e ao enfrentamento das desigualdades educacionais em diversas regiões do Maranhão. Por meio de parcerias com prefeituras e com recursos estaduais, o programa tem sido responsável pela qualificação de mais de 2 mil profissionais de educação, impactando positivamente a realidade de mais de 50 municípios maranhenses.

O Programa é uma continuidade de ações anteriores, como o PROCAD, PQD, e o Programa Darcy Ribeiro, que se desdobraram ao longo dos anos em iniciativas como o Ensinar. Hoje, o Programa atende de maneira diferenciada as necessidades locais de formação docente, com um forte compromisso com a qualidade da educação, o aumento de oportunidades de emprego e a melhoria das condições de vida das populações atendidas.

Ao longo de sua história, o Programa Ensinar tem se consolidado como uma ação efetiva de formação docente e transformação social, proporcionando um impacto significativo tanto no campo educacional quanto nas condições de vida de milhares de maranhenses. “A publicação desse artigo na revista do Conselho Estadual de Educação reforça a importância da Uema, por meio deste Programa na construção de um Maranhão mais justo, pacífico e sustentável, alinhado aos princípios da Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, ressalta a professora.

O trabalho realizado pelo Programa Ensinar é, sem dúvida, uma contribuição relevante para a promoção da paz no estado e uma demonstração concreta de como a educação pode transformar realidades e impactar positivamente o futuro das comunidades.

Lançamento da Revista
O lançamento da revista Educação Básica e Superior do Maranhão: Diálogos sobre a Cultura de Paz ocorreu na tarde de terça-feira (05) e contou com uma conferência magna do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Dr. Reynaldo Soares da Fonseca, com o tema “O resgate do princípio da fraternidade na sociedade contemporânea: educação e cidadania”.

A obra, com 366 páginas, reúne 27 artigos que discutem temas relevantes para o fortalecimento de uma cultura de paz no estado, com destaque para a educação como vetor fundamental dessa transformação.