APAE realiza Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024

0
41

Com o tema “Cultura: Protagonismo como Inclusão” as atividades acontecerão até 27 de setembro.

A cultura é uma das formas mais poderosas de expressão humana. Ela reflete nossas histórias, nossos valores e nossa identidade. No entanto, o acesso pleno à cultura e à participação ativa em atividades culturais nem sempre é uma realidade para todos.

A inclusão cultural de pessoas com deficiência, em particular, ainda enfrenta barreiras significativas, que vão desde a falta de acessibilidade física até a ausência de oportunidades para a participação ativa e o protagonismo.

Durante a Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024, que acontece até o dia 27 de setembro, com o tema “Cultura: Protagonismo como Inclusão”, a APAE de São Luís busca não apenas chamar a atenção para essas questões, mas também inspirar ações concretas para superá-las.

Idealizada pela APAE de São Luís desde 2021, a Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é um evento anual celebrado em setembro. Esta semana reúne datas comemorativas dedicadas à pessoa com deficiência, com o objetivo de fortalecer a luta pelos direitos dessas pessoas. O evento visa desenvolver e divulgar conteúdos que conscientizem a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e políticas públicas necessárias para promover a inclusão social, além de combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.

O Papel da Cultura na Inclusão Social

Na APAE de São Luís, a cultura é uma ferramenta essencial para promover a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Com uma trajetória de mais de 50 anos, a instituição utiliza grupos culturais, como o Bloco Tradicional e o Bumba-Meu-Boi, para oferecer oportunidades significativas de participação e protagonismo a essas pessoas. Esses grupos não apenas fazem parte dos circuitos carnavalesco e junino da capital maranhense, mas também atuam como poderosos instrumentos de combate ao capacitismo e ao preconceito. Com mais de 70 jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, esses grupos mostram ao público que a arte e a cultura são para todos, quebrando barreiras e mudando percepções.

Além disso, a APAE de São Luís promove a participação de seus alunos e assistidos em eventos como o Festival Nossa Arte, realizado pela Federação Nacional das APAEs (APAE Brasil). Esse festival oferece uma plataforma para que pessoas com deficiência intelectual mostrem seus talentos em artes cênicas, plásticas, música, dança e outras modalidades artísticas. Ao criar esses espaços de expressão, a APAE de São Luís não apenas promove a inclusão, como também destaca o talento e a capacidade das pessoas com deficiência, reforçando o seu direito ao protagonismo cultural.