Circuito de Turismo de Aventura percorre em Icatu, Humberto de Campos, Primeira Cruz e Tutóia
O Circuito de Turismo de Aventura agitou, neste final de semana, as cidades de Tutóia, Icatu, Humberto de Campos e Primeira Cruz, com uma programação diversificada que ofereceu e conectou aventura, gastronomia e cultura. O evento, promovido pelo Sebrae e prefeituras municipais, reafirmou o potencial turístico e econômico da região, consolidando novas rotas e experiências para visitantes e moradores.
Em Tutóia, o dia começou com a primeira Corrida da edição no município, com percurso de 5km e com saída da Praça da Família que reuniu mais de 50 participantes. À noite, o Circuito Gastronômico transformou uma praça central em um palco de sabores, onde os empreendedores locais encantaram o público com pratos que exaltavam a culinária típica da região. Durante o evento, os atletas da corrida foram premiados, reforçando o clima de celebração.
“Participar da Corrida da Cidade aqui em Tutóia foi uma experiência incrível. A energia do evento, o apoio da comunidade e a organização fizeram toda a diferença. Ganhar o primeiro lugar foi um momento de muita emoção e gratidão. Espero que o Circuito continue crescendo e inspirando outros atletas como eu!”, comemorou Carmem Lima, campeã da Corrida da Cidade em Tutóia.
“Estou muito grato pela participação do Sebrae, que nos proporcionou uma visibilidade incrível aqui na cidade. Essa oportunidade permitiu exportar nossos produtos e alcançar novos públicos. Hoje, conseguimos fortalecer nosso trabalho e ampliar as parcerias, o que será essencial para o crescimento do negócio”, destacou Renata Ramos, proprietária da Tutóia Gelatto.
Natureza, Cultura e História em Destaque
A programação também integrou as cidades de Icatu, Humberto de Campos e Primeira Cruz, destacando o Downwind Panaquatira – Santa Maria de Guaxenduba, uma travessia emocionante de kitesurf que consolidou esta rota como uma das mais promissoras para o turismo náutico.
“O Circuito de Turismo de Aventura é fundamental para o turismo náutico, pois promove uma conexão mais profunda com a natureza e história local. São José de Ribamar, por exemplo, é uma cidade costeira muito próxima de Icatu, que possui não apenas belezas naturais impressionantes, mas também um grande valor histórico. Pouca gente sabe, mas na praia de Santa Maria de Guaxenduba, em Icatu, foi o ponto inicial da história do Maranhão. A união do turismo, história e cultura é o que todo turista procura”, ressaltou Poliene Schalcher – CEO da Delta Lençóis Kite Trips.
De Icatu, o grupo de Kite seguiu para Humberto de Campos para explorar novos ventos e roteiros para suas pipas. As praias visitadas foram as de Santa Clara, em Humberto de Campos, e em Primeira Cruz, a Praia do Veado, que apresentam grande potencial para a prática do Kite Surf, com direito à parada para a contemplação da revoada dos Guarás.
“Esse contexto é fundamental para o turista, pois oferece uma experiência única, marcada por paisagens deslumbrantes, elementos exóticos e a rica história do local. Além do turista tradicional, o Circuito também atrai o turista náutico, aquele que busca locais com bons ventos e condições ideais para navegação, mas que também se encanta com a beleza e o contexto histórico dos destinos. A região do Munim, Lençóis e Delta tem esses sonhos e aspirações, proporcionando uma conexão perfeita entre o turismo e o desenvolvimento local”, pontuou Poliene Schalcher sobre os novos roteiros apresentados.
O evento foi aprovado pelos participantes, como Renato Santos, um dos velejadores presentes nesta edição. Ele destacou a qualidade dos destinos e o ambiente acolhedor proporcionado pelas comunidades locais. “Essa é minha segunda experiência no Circuito de Turismo de Aventura promovido pelo Sebrae. É um evento incrível, com lugares sensacionais e diversos picos ideais para o velejo. A comunidade local é extremamente acolhedora e apoiadora, o que torna tudo ainda mais especial. Estou muito feliz por estar aqui e, com certeza, voltarei outras vezes. Recomendo a todos essa experiência única”, destacou o kitesurfista.
David Amorim, gerente da Unidade de Lençóis Munim, destacou a importância dessa integração, “O Circuito celebra a cultura e a aventura da região de forma única, conectando os territórios e promovendo o turismo de aventura em sua essência. É uma ação que fortalece o potencial da região e valorizar as características naturais, culturais e históricas de cada município.”
O Circuito também reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável, capacitando empreendedores locais e promovendo um turismo que respeita o meio ambiente. “Esse evento vai muito além de esportes e aventura. Ele impulsiona a economia, valoriza nossa cultura e fortalece a conexão das pessoas com a natureza”, completou David Amorim.
Um Legado de Desenvolvimento Regional
Desde sua criação, o Circuito de Turismo de Aventura, evento organizado e promovido pela Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis-Munim, vem promovendo uma integração entre os municípios do Munim, Lençóis e Delta, destacando suas potencialidades turísticas e econômicas. Com o apoio do Sebrae, o evento deixou um legado importante para a região, não apenas para atrair visitantes, mas também para capacitar empreendedores e fomentar o turismo sustentável. A 3ª edição do Circuito reafirma sua missão de transformar o turismo em uma alavanca de desenvolvimento para o Maranhão.
Mais notícias
-
Maranhão cria 2.516 vagas com carteira assinada em agosto, segundo Caged
setembro 28, 2024 -
Desembargador Raimundo Neris é diplomado no TJMA
dezembro 5, 2024
CEO – Holanda Sobrinho
E-mail: [email protected]
Telefone: (98) 98206-1001
Agenda Aberta © 2024. Todos os direitos reservados.