Copa das Seleções Vozes da Amazônia é aberta com partida entre Brasil e Uruguai no Castelão
Uma partida emocionante entre Brasil X Uruguai deu início a Copa de Seleções Vozes da Amazônia. O jogo, que foi realizado no Estádio Castelão, terminou com placar de 1×1 e contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, do secretário estadual de esportes e Lazer Naldir Lopes e o secretário de igualdade racial, Gerson Pinheiro.
A ministra Sônia Guajajara ressaltou a importância do evento, que teve a sua primeira edição em São Luís. “Aqui, no Maranhão, demos início a esse evento tão importante que é a Copa de Seleções Vozes da Amazônia. É uma iniciativa que foi pensada e planejada por ex-jogadores da Seleção Brasileira, que convidou também ex-jogadores de outras seleções como Uruguai, Argentina e Angola e buscou parcerias com outros setores para congregar essas pautas centrais que se referem o combate ao racismo, a proteção da Amazônia e as vozes dos povos indígenas. Nosso objetivo é justamente escutar essas diferentes e trazer na figura do esporte essa ferramenta que congrega todas essas discussões”, disse a ministra.
O secretário estadual de esportes, Naldir Lopes, chamou atenção para os investimentos feitos pelo Governo do Maranhão no Estádio Castelão, que foram inaugurados durante a partida. “A Copa de Seleções Vozes da Amazônia é um grande evento, que reúne vários nomes importantes do futebol brasileiro. Tivemos a satisfação de receber essa partida no Estádio Caselão num momento em que também estamos entregando ao público maranhense dois novos telões em led, nova iluminação e sistema de som, uma identidade visual renovada e novos bancos de reserva com 23 lugares, padrão Fifa. É o Governo do Maranhão investindo cada vez mais no futebol, além de celebrar a diversidade, proteção da nossa natureza e o nossos povos tradicionais”, disse o titular da pasta do esporte.
O evento que também é marcado pela diversidade, defesa da natureza e dos povos tradicionais brasileiros, teve uma partida entre os times femininos Tapuias X Juçaral, além de apresentações culturais indígenas e quilombolas.
Brasil x Uruguai
A partida entre Brasil e Uruguai, que é um dos maiores clássicos do futebol sul-americano, terminou empatada por 1 a 1. O jogo, que aconteceu, no Castelão teve em cada tempo 40 minutos.
O primeiro tempo, apesar de boas chances criadas, ficou sem gols. A bola balançou a rede somente no início do segundo tempo, aos 5 minutos, com o camisa 9, Juan Manoel, abrindo o placar para o Uruguai.
O Brasil empatou com atacante Paulo César, maranhense que jogou em clubes como o Vasco e que foi convidado a integrar o time brasileiro. O lance do empate aconteceu aos 33 minutos do segundo tempo após uma sobra de bola na área do adversário.
Em campo estiveram na noite do último sábado (12), craques que defenderam a Seleção Brasileira como Giovani (ex-Santos), Renato (ex-Santos), Somália (ex-Botafogo), Maicon (ex-Inter de Milão) e Paulo César (ex-Vasco). Já pelo Uruguaio atuaram Canóbio, Nunes, Tatá e Vasquez.
As seleções entrarão em campo novamente na quarta-feira dia 16, pela mesma competição.
Copa de Seleções
A Copa de Seleções Vozes da Amazônia conta com uma programação diversificada que visa promover a integração entre esporte, cultura e conscientização ambiental. O evento é realizada pelo World Legends e do Instituto Brasil (Ibra), com a co-realização do Ministério dos Povos Indígenas, com o apoio do Governo do Estado do Maranhão e também conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Correios e Banco do Nordeste do Brasil.
CEO – Holanda Sobrinho
E-mail: [email protected]
Telefone: (98) 98206-1001
Agenda Aberta © 2024. Todos os direitos reservados.