O Maranhão chegou a marca de 177 Restaurantes Populares com a entrega da unidade da Vila Embratel nesta quinta-feira (5). Ao todo, existem 179 equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional em funcionamento no estado, sendo duas Cozinhas Comunitárias, o que consolida o status de maior rede da América Latina. Nos Restaurantes Populares são servidos café da manhã, almoço e jantar de segunda-feira a sábado.O governador Carlos Brandão acompanhou a entrega do equipamento na Vila Embratel, em São Luís, e ressaltou os valores simbólico na comercialização dos alimentos para atender, sobretudo, as famílias que mais precisam. O almoço e o jantar são servidos a R$ 1,00 cada e o café da manhã custa apenas R$ 0,50. O governador destacou a entrega como um presente para a cidade de São Luís.

“Estamos no período de aniversário da cidade de São Luís, são 412 anos da nossa querida ilha e vamos entregar muitas obras. Somente esse mês serão 44 entregas e até o final do ano serão totalizadas mais de 200 obras para melhorar a qualidade de vida das pessoas da nossa cidade, portanto estou muito feliz aqui na Vila Embratel inaugurando mais um Restaurante Popular, que significa oferta de uma alimentação de qualidade e com preço barato”, observou Brandão.

Acompanhando o governador, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, ressaltou a relevância do equipamento para a região, que é superpovoada e possui várias famílias em situação de vulnerabilidade. O secretário também destacou o compromisso da gestão estadual em oferecer capacitação através dos Restaurantes Populares.

“Temos um governador parceiro que tem sensibilidade social e embora 2023 tenha sido um ano muito difícil, 2024 nos permitiu ampliar ainda mais essa rede de segurança alimentar, que já é a maior da América Latina e agora conta com mais um diferencial: a inclusão socioprodutiva. Dentro dos Restaurantes Populares já estamos trabalhando a capacitação das chefes de família que precisam ampliar sua renda de alguma forma”, observou Paulo Casé.

Além da alimentação saudável a preço acessível, as unidades oferecem atendimento nutricional e cursos de capacitação. Um exemplo deles é o Projeto Padaria Artesanal, idealizado pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, e incentivado a vir para o Maranhão pela primeira-dama Larissa Brandão. A primeira turma foi capacitada e formada na Cozinha Comunitária do bairro Bequimão e em breve chegará a outras unidades da capital.

Durante a entrega do Restaurante Popular da Vila Embratel, também foi anunciado um novo programa social pelo secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. “Ainda esse ano teremos um grande programa que é o Infância Sem Fome, um programa de geração de renda e que vai colocar no bolso das famílias mais carentes o que precisam para alimentar crianças desnutridas”, anunciou o secretário.

A inauguração do novo Restaurante Popular foi comemorada pela comunidade. O presidente da Associação da Pessoa com Deficiência da área do Itaqui-Bacanga, Mauro Dias, afirmou que a obra é uma demonstração concreta de ações para a qualidade de vida da comunidade.

“É uma das maiores conquistas que a comunidade teve nos últimos tempos, pois quando se fala alimento, se fala em amar o próximo. Esse equipamento chegou para abraçar a nossa comunidade, é o Estado cuidando com carinho das pessoas que mais precisam”, destacou Mauro Dias.

Para a auxiliar de serviços gerais Ana Roberta Alves, a unidade mais perto de casa tornará possível ser uma frequentadora assídua do local. “A área Itaqui-Bacanga já possui um Restaurante Popular, mas é distante daqui e agora ficou muito melhor. Está mais próximo, a comida é maravilhosa, o valor é acessível e será de grande valia para toda a comunidade”, comentou.

Também moradora da Vila Embratel, a artesã Raimunda Nonata Sousa compartilha a avaliação positiva do novo equipamento. “A inauguração foi bem rápida e é muito bom, todos os moradores estão muito satisfeitos e estava precisando desse Restaurante Popular aqui”, afirmou.