Expoema 2024: Governo do Estado garante oportunidades com Armazém do Empreendedor e programas Mais Renda e Minha Renda

0
28

A 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema 2024) é uma grande vitrine de negócios, gerando emprego e renda no estado. Para fortalecer a cadeia produtiva, o Governo do Maranhão levará para feira o Armazém do Empreendedor. A ideia é favorecer o intercâmbio com outros mercados. Os beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda também terão espaço para comercializar seus produtos.

A 64ª Expoema acontece de 1º a 8 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. A exposição é realizada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Maranhão e integra o calendário oficial de feiras e exposições agropecuárias do estado. O evento reúne, em um só lugar, shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e várias opções de lazer e entretenimento.

Armazém do Empreendedor

Criado em 2022, o Armazém do Empreendedor do Maranhão é uma ação do Governo do Maranhão, coordenada pela Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), com a função de ser vitrine do empreendedorismo no estado, estimulando os empreendedores a prospectar oportunidades de inserção em novos mercados, ao mesmo tempo em que divulga as cadeias produtivas do Maranhão por meio dos produtos e serviços dos empreendimentos.

Neste ano, na Expoema, cerca de 70 empreendedores maranhenses estarão divulgando seus produtos e serviços, nos mais diversos ramos: moda, cultura, artesanato, alimentação, bebidas, entre outros, tudo 100% maranhense.

A expectativa é que o Armazém do Empreendedor do Maranhão repita o sucesso da ação ocorrida entre os meses de junho e julho, no Arraial do Ipem, quando diversos negócios foram fechados e outros, prospectados.

Cerca de 350 empreendimentos de pequeno e médio porte e diversos segmentos fazem parte do Armazém do Empreendedor do Maranhão. A cada feira ou exposição ocorrida no Maranhão com o apoio do governo estadual, ocorre o revezamento das empresas participantes, de acordo com o perfil do evento e do público.

Inclusão socioprodutiva

A 64ª Expoema também será um espaço de fortalecimento da inclusão socioprodutiva e mais uma vez os beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda poderão faturar uma renda extra durante os oito dias da feira.

No local, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) montará uma praça de alimentação com 20 beneficiários do Mais Renda e cinco do Minha Renda. A Sedes também terá um estande para divulgar suas ações.

Economia solidária

Quem também estará presenta na 64ª Expoema é a Secretaria Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) com espaço para a comercialização de produtos dos empreendedores cadastrados nos centros de referência que funcionam em São Luís e na Região do Lençóis Munin.

A Setres também terá estande para a divulgação das políticas que desenvolve: Sistema Nacional de Emprego (Sine), Trabalho Jovem, Qualificação, Trabpesca, Mutirão Rua Digna e Economia Solidária.

Também serão ofertados serviços do Sine como balcão de informações e tira dúvidas, orientação profissional e outros.