Expoema – Governador Carlos Brandão e ministros de Estado participarão do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados

0
29

Neste domingo, São Luís vai receber pela primeira vez o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), que acontecerá no Parque Independência, durante os quatro primeiros dias da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), de 1º a 4 setembro. Em cerimônia organizada pelo Sebrae, realizador do evento, a 18ª edição do ENEL será aberta às 15h pelos dirigentes da instituição, pelo governador Carlos Brandão e por ministros de Estado. O encontro vai promover a troca de conhecimentos e tecnologias na produção de leite e derivados na região, com o intuito de estimular a adoção de inovações que aumentem a competitividade do setor.

De segunda a quarta-feira, no pavilhão do ENEL, palestras serão ministradas por especialistas do segmento pela manhã e à tarde. A partir das 18h, terá início a feira de negócios, que contará com espaço de exposição de produtos e serviços relacionados ao setor lácteo, com representantes de todos os estados nordestinos, principalmente do anfitrião. Na terça-feira (3), haverá ainda rodada de negócios para estimular novas parcerias comerciais, das 15h às 17h; rodada de crédito com instituições financeiras, das 15h às 17h30; e o Seminário Crédito Consciente, das 18h15 às 20h.

Ainda na terça-feira, como atividade paralela ao ENEL, o Sebrae Nacional vai reunir gerentes, gestores e coordenadores de agronegócio de todas as unidades do Sebrae do país, em São Luís, para entregar o Direcionamento Estratégico do Agronegócio para o Sistema Sebrae. A atividade acontecerá às 9h, na sede do Sebrae Maranhão.

Concurso — Um dos destaques da programação é o Concurso de Produtos Lácteos do Nordeste, que visa reconhecer e premiar a excelência dos alimentos produzidos na região. Estão inscritos no concurso 129 produtores de queijo e de outros lácteos dos estados nordestinos. O objetivo é incentivar a qualidade e a diversidade dos produtos, valorizando pequenos e grandes produtores. Mais de 500 amostras de laticínios serão avaliadas pela comissão julgadora nos dias 2 e 3 de setembro. O resultado será anunciado no dia 4, em cerimônia de premiação marcada para as 18h.

Em 2023, Maria de Freitas, dona da empresa maranhense Muuuh Delícia, foi premiada em três categorias no concurso realizado durante o ENEL, na Paraíba

Na edição anterior do concurso realizado durante o ENEL, ocorrido em outubro de 2023, em Campina Grande/PB, o Maranhão se destacou, conquistando seis premiações. As empresas locais Muuuh Delícia e Casa Mineira brilharam nas categorias super ouro, ouro e prata, além da Queijaria Mineira. “Esses resultados evidenciam a qualidade e o potencial dos produtos lácteos maranhenses”, afirma o coordenador de Desenvolvimento Setorial do Sebrae no Maranhão, Maurício Leite Lima.

A empreendedora Maria de Freitas, proprietária da Muuuh Delícia, empreendimento localizado no município de João Lisboa/MA, teve queijo coalho e dois tipos de doce de leite premiados na competição do ano passado. Ela conta que essas conquistas ajudaram a impulsionar as vendas. “Abriu portas. Aprenderam a valorizar mais o meu produto. Eu sabia que fazia bons produtos, mas antes eles não eram reconhecidos”, reflete.

Na avaliação do presidente do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Estado do Maranhão (Sindileite) e da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Ricardo Ataíde, que lidera a organização da Expoema, é uma honra poder acolher o encontro e o concurso na edição 2024 do evento. “O ENEL é um evento que vem para a Expoema para podermos fazer a premiação dos produtos do Nordeste. Isso demonstra que o Maranhão também, e os outros estados, podem fazer com que a cadeia produtiva do leite aumente cada vez mais no Brasil e que a qualidade dos seus produtos seja de excelência para o consumo da sociedade”, ressalta.

Apoio — O XVIII ENEL conta com o apoio institucional da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), Sindicato das Indústrias de Leite do Maranhão (Sindileite), Governo do Maranhão, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Universidade Estadual do Maranhão (Uema),  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Prefeitura de São Luís, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério da Agricultura e Pecuária.