Governo do Maranhão assina ordem de serviço para obras em comunidade quilombola

0
22

A última sexta-feira (6) foi de muitas ações do Governo do Maranhão em celebração aos 412 anos de São Luís, que serão comemorados no domingo (8). Ao longo do dia, o governador Carlos Brandão assinou ordem de serviço para obras de pavimentação asfáltica na região metropolitana.

O governador Carlos Brandão informou que ao longo de todo o mês de setembro serão feitas diversas entregas, lançadas novas obras, além de outros investimentos do Governo do Maranhão em São Luís e região metropolitana como parte das comemorações pelos 412 anos da capital maranhense.

“Vamos comemorar os 412 anos de São Luís com entrega de dezenas de obras e o lançamento de muitas outras. O nosso governo tem feito um grande investimento para melhorar a infraestrutura da cidade, aumentar a segurança, os serviços sociais e de cidadania, saúde, educação e muitos outros, incluindo ações para geração de emprego e renda. Estes investimentos são constantes para dar mais dignidade e qualidade de vida para a nossa população”, assinalou o governador Carlos Brandão.

Estrada do Santana

A agenda municipalista do governador Carlos Brandão teve início na cidade de São José de Ribamar, município da Região Metropolitana de São Luís, onde foi assinada ordem de serviço para a pavimentação da Estrada do Santana, próximo ao Residencial Olímpico, beneficiando ao todo 13 comunidades.

Com investimentos de R$ 8,3 milhões os serviços incluem a pavimentação asfáltica e a implantação de drenagem profunda ao longo dos 4 quilômetros da Estrada de Santana, que trarão benefícios significativos para a comunidade. Essa obra de infraestrutura modernizará a via, proporcionando uma superfície de rolamento mais segura e confortável, resultando em uma melhoria notável na qualidade de vida dos moradores e usuários.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira, destacou que se trata de uma obra esperada pela população há muitas décadas. “Depois de muita espera o Governo do Maranhão está atendendo a demanda da comunidade. Esta é uma obra complexa, pois inclui serviços de drenagem e várias outras intervenções, mas já iremos inicia-la e muito em breve faremos a entrega”, afirmou.

A nova pavimentação reduzirá a necessidade de manutenções constantes, diminuindo os custos operacionais e aumentando a durabilidade da estrada.y Além disso, a segurança viária será significativamente aprimorada com a correção de irregularidades e a prevenção de problemas como buracos e aquaplanagem, que são frequentemente causados pela má drenagem das águas pluviais.

O sistema de drenagem profunda evitará o acúmulo de água, protegendo o pavimento e as margens da estrada contra erosões e danos ambientais, garantindo assim a sustentabilidade da obra.

Comunidade Tradicional
A Comunidade Santana recebeu dos governos do Maranhão e federal o título de área quilombola, sendo formada por 80 casas e aproximadamente 200 famílias. Suas principais fontes de recursos são da agricultura, pesca e extração de pedra bruta para a construção civil.

Gerson Pinheiro, Secretário de Estado de Igualdade Racial, acredita que a pavimentação da estrada vai garantir o desenvolvimento econômico da comunidade. “Esta estrada vai permitir mais facilidade no escoamento da produção e dar mais infraestrutura para que eles acessem linhas de crédito para ampliar suas culturas, aumentando as rendas dessas famílias”, avaliou.

A aposentada Maria Eutália, moradora e neta do fundador da Comunidade Santana, comemorou a assinatura da ordem de serviço. “Aqui é muito esburacado. Fica difícil para qualquer carro passar. E ainda tem um lixão que também atrapalha a gente. Por isso, sou muito grata ao Governo do Maranhão por trazer esse benefício que a gente esperava há muitos anos”, disse.