Mostra nacional “Dona Ivone Lara e Mulheres da Saúde” celebra a trajetória de profissionais brilhantes

0
34

A maranhense Profa. dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira (UFMA) integra um seleto time de mulheres com legados relevantes para a saúde no Brasil. Ela foi uma das homenageadas da exposição nacional “Dona Ivone Lara e Mulheres da Saúde”, em cartaz na sede do Ministério da Saúde em Brasília; numa iniciativa do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS). A mostra leva ao público um verdadeiro mergulho nas biografias e conquistas das ilustres homenageadas. Além de textos sobre as biografias inspiradoras e seus respectivos feitos em prol da saúde no país, há também pinturas inéditas e exclusivas de cada homenageada, assinadas pelo coletivo de artistas NegroMuro.  

Ana Emília integra a mostra como destaque em Tecnologia e Inovação, o que faz jus aos seus incansáveis esforços nessas áreas. Natural de São Luís, ela possui uma trajetória acadêmica impressionante, incluindo graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado e doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas, e pós-doutorado na University of North Carolina.

 A dra. Ana Emília Oliveira tem uma contribuição notável para a saúde, com diversas pesquisas de destaque e uma menção honrosa no International Association for Dental Research. Em 2009, foi uma das fundadoras da Academia Maranhense de Ciências (AMC), destacando seu papel fundamental no avanço do conhecimento e das práticas na área da saúde.

Além de seu trabalho acadêmico, a dra. Ana Emília teve um impacto significativo na educação e inovação. À frente da UNASUS/UFMA, registrou quase dois milhões de matrículas e, com sua equipe, produziu mais de 280 aplicativos para facilitar o estudo offline em áreas remotas com limitações de internet. Na odontologia, sua parceria com a FOUSP gerou mais de 150.000 matrículas, consolidando-se no cenário nacional e internacional. E o resultado do seu trabalho inovador no campo da educação em saúde resultaram em 95 registros no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em mais de 57 livros como autora ou organizadora, em 38 capítulos de livros e em mais de 116 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Todos esses números refletem um compromisso incessante em oferecer educação de alta qualidade e inovação para os profissionais do SUS, de forma gratuita e acessível.

“Me sinto muito honrada com esse reconhecimento e tudo o que construímos com essa equipe maravilhosa da UNASUS/UFMA, onde fiquei à frente de 2009 até abril de 2024; e onde continuo a colaborar agora como Coordenadora Interinstitucional e Consultora Sênior. E destaco que esse prêmio não é somente meu, mas de toda UFMA, pelo apoio que recebi de todos os reitores e gestão superior ao longo dos últimos 15 anos e que resultaram nesse belo legado” destaca a homenageada Dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira.

Segundo a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIGI) , Ana Estela Haddad, a homenageada é um grande exemplo de dedicação e excelência. “ A Dra.Ana Emília liderou uma frente inovadora quando a SEGTES em 2009 instituiu a Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e ela criou a UNASUS/UFMA; apostando de forma pioneira na tecnologia mobile para a educação online voltada para profissionais do SUS e no modelo Massive Open Online Courses (MOOC). Esses resultados refletem um compromisso obstinado em inovar para oferecer educação de qualidade para os trabalhadores do SUS, democratizando o acesso e superando todas as barreiras para chegar nos pontos mais remotos do nosso país” ressaltou Ana Estela Haddad.

A exposição “Dona Ivone Lara e Mulheres da Saúde” celebra a trajetória de mulheres como Dona Ivone, que é ex- servidora do Ministério da Saúde, de ilustres profissionais já falecidas como Nise da Silveira, Ana Nery e Zilda Arns e nesse segundo momento, profissionais ainda vivas e atuantes, como a maranhense Ana Emília Figueiredo de Oliveira. Mias que uma mostra, trata-se de uma iniciativa cultural que destaca a importância das mulheres na tecnologia e em outras áreas de inovação em prol da saúde no Brasil. Com biografias que trazem histórias de pura inspiração e realização, a mostra reafirma a valorosa contribuição feminina em uma área tão essencial como a saúde.