Natus Lumine Hospital e Maternidade celebrou o Dia Mundial da Prematuridade com Palestras e Exposição de Fotos
O Natus Lumine Hospital e Maternidade celebrou o Dia Mundial da Prematuridade (17.11) com um evento especial voltado para aumentar a conscientização dos profissionais de saúde envolvidos nos cuidados e no acolhimento de famílias com bebês prematuros, dentro da campanha Novembro Roxo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 15 milhões de bebês nascem prematuros anualmente, o que corresponde a mais de 10% dos nascimentos globais. E a taxa de prematuridade não diminuiu nas últimas décadas, mesmo com o avanço da medicina. Esses bebês enfrentam maiores riscos de complicações de saúde, o que torna fundamental o acesso a cuidados neonatais especializados.
Esses e outros detalhes foram ressaltados no evento “Prematuridade: Um Olhar para o Futuro”, cuja programação reuniu especialistas, mães egressas da UTINEO e profissionais de saúde do hospital. O Diretor Médico Dr. Aminadabe Sousa fez a abertura, ressaltando a importância do cuidado Neonatal de alta qualidade, que é a marca registrada do Natus Lumine, cuja maternidade com UTI Neonatal é referência.
A enfermeira Patrícia Teixeira, que é supervisora de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Natus Luine, proferiu uma palestra abordando todos os aspectos da Prematuridade: Os riscos, os cuidados intensivos neonatais, o manejo clínico de problemas respiratórios, e tudo o que é necessário para garantir o desenvolvimento saudável desses bebês. Ela fez questão de frisar que a vitória de um bebê na UTI Neonatal é um trabalho coletivo sempre, e que depende da dedicação e excelência de cada profissional envolvido, sem exceção.
Outro ponto que foi reforçado é a importância da informação das futuras mães sobre a necessidade de um pré-natal bem feito, o que ajuda a minimizar riscos no nascimento do bebê.
Em seguida aconteceu a Oficina de Sentidos, uma ação promovida em conjunto pela psicóloga Karen Regina, pela fonoaudióloga Raissa, pela enfermeira Thalita e pelas técnicas de enfermagem Maria de Jesus e Dalila. Elas vendaram os olhos dos participantes com uma máscara, e simularam com eles os mais diversos estímulos que os bebês prematuros vivenciam numa incubadora na UTI Neonatal. Sons, cheiros, sensações como picadas de agulhas para a realização de exames de sangue ou testes de glicemia feitos de surpresa, vozes ao redor. Tudo para demonstrar o quão sensível e delicada é a luta desses pequenos heróis que nascem antes das 37 semanas de gestação em uma internação na UTI neonatal.
“Essa Oficina de Sentidos serviu para conscientizar ainda mais nossos times sobre a importância da delicadeza no cuidado neonatal, dada a alta sensibilidade dos prematuros, em um ambiente que é naturalmente estressante como uma UTI “ destacou Karen Sousa, psicóloga da UTI Neonatal do Natus Lumine. Ela lembrou da importância das equipes multidisciplinares ficarem atentas às expressões e reações do bebês que não podem falar, mas que expressam dor ou incômodo através de gestos e expressões faciais.
CEO – Holanda Sobrinho
E-mail: [email protected]
Telefone: (98) 98206-1001
Agenda Aberta © 2024. Todos os direitos reservados.