Oficinas da VLI capacitam catadores de recicláveis do Maranhão, Tocantins e São Paulo

0
22

A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, realizou entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024 as oficinas de Formação de Empreendedores Econômicos Solidários, com o objetivo de capacitar catadores de materiais recicláveis. A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa e busca que os participantes se tornem multiplicadores em suas regiões, promovendo uma rede de solidariedade e desenvolvimento econômico.

O curso, realizado de forma totalmente on-line, contou com uma carga horária de dez horas, sendo transmitido ao vivo e com acesso disponível posteriormente no YouTube para os participantes. Ao todo, 16 pessoas, de cinco associações de catadores localizadas nos estados do Maranhão, Tocantins e São Paulo, participaram da formação. As oficinas foram conduzidas por um especialista na área e contaram também com a contribuição de uma catadora experiente.

A metodologia do curso combinou conceitos e informações essenciais com a interação dos alunos por meio da troca de experiências e esclarecimento de dúvidas. Entre os temas abordados, destacaram-se autogestão, associativismo, cooperativismo, gestão de resíduos e políticas ambientais. A turma conta com suporte adicional por meio de um grupo de WhatsApp.

 A oficina recebeu participantes de seis cidades: João Lisboa e Porto Franco, no Maranhão; Colinas e Porto Nacional, em Tocantins; e Santos e Bertioga, em São Paulo. O grupo representou essas entidades: Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de João Lisboa (MA); Acaporto – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Franco (MA); Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Colinas (TO); Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Nacional (TO); e Associação de Mulheres pelo Desenvolvimento Sustentável da Área Continental de Santos (SP), na Comunidade Caruara.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Ela transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A companhia está entre as 50 melhores empresas para trabalhar no país, reconhecimento concedido pela consultoria global Great Place to Work (GPTW). E, por cinco anos consecutivos, a VLI está entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação.