Saúde: Governo do Maranhão realiza mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital Juvêncio Mattos

0
39

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu continuidade, nesta terça-feira (23), a nova etapa do “Programa Cirurgias – Aqui, a Fila Anda”, no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, com a realização de procedimentos nas especialidades de postectomia, hérnia unilateral e hérnia umbilical. A iniciativa beneficia crianças de 1 a 12 anos de todo o Maranhão e atenderá 25 pacientes por semana.

Emanuele Vitória Mendes, de 4 anos e 11 meses, é uma das crianças assistidas pelo programa. Ela foi submetida a uma cirurgia de hérnia umbilical e já planeja correr e brincar muito quando receber alta do hospital. Segundo a mãe da menina, Luciene Mendes, de 38 anos, a cirurgia proporcionará mais qualidade de vida para filha.

“É um alívio. A minha filha ficar sentindo incômodo e não poder fazer nada, isso era bem difícil, mas quando fizeram o contato e confirmaram a cirurgia dela, eu dei graças a Deus e agora o sentimento é de felicidade”, afirmou Luciene Mendes.

Após o procedimento realizado, o paciente retorna para observação com repouso ambulatorial, e se apresentar condições clínicas positivas, receberá alta médica no mesmo dia. Após uma semana de realizada a cirurgia, a criança retorna para nova consulta com o corpo médico do hospital a fim de ser feito o acompanhamento do pós-operatório.

“É gratificante garantir que essa mobilização alcance o máximo de crianças possível de forma justa, eficiente e com qualidade”, disse a coordenadora de Enfermagem do Hospital Dr. Juvêncio Mattos, Letícia Cardoso.

Quem também estava só alegria era Elivana Louzeiro dos Santos, de 28 anos, devido a cirurgia de fimose do filho, Everton Lucas da Conceição, de 5 anos. “É algo muito bom porque ele sentia dores, além do desconforto também”.  A criança, por sua vez, pretende aproveitar o período do repouso médico jogando com os ‘joguinhos’ preferidos.

Juvêncio Mattos

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O equipamento é referência no atendimento materno-infantil (de zero a 14 anos) no estado do Maranhão, oferecendo suporte em pediatria clínica, UTI pediátrica e neonatal, cirurgia infantil e ambulatorial em múltiplas especialidades médicas.

Com informações do Governo do Maranhão