Sebrae promove 4º Encontro Estadual de Educação Empreendedora, nesta terça-feira (15), em São Luís

0
27

Com a expectativa de reunir mais de 1200 participantes, entre professores, gestores educacionais e convidados, o Sebrae realiza, em São Luís, a quarta edição do Encontro Estadual de Educação Empreendedora – EEEE, no dia 15 de outubro, das 8h às 18h, com ampla programação técnica.

O evento integra o calendário de ações da Educação Empreendedora no estado, sendo realizado sempre no mês de outubro, em homenagem ao Dia do Professor. Este ano, o tema central é “Seja Protagonista da sua Jornada”, buscando fortalecer nos educadores participantes a consciência para os desafios da educação moderna apoiada em um viés empreendedor. “O Encontro oferece oportunidade para que educadores do estado fortaleçam suas práticas e se conectem com o futuro da educação empreendedora”, ressalta Mayna Braga, coordenadora estadual de Educação Empreendedora no Sebrae Maranhão.

Uma imersão na Educação Empreendedora – A abertura está prevista para a manhã do dia 15, com as atividades se iniciando a partir de 7h30, com o Credenciamento de participantes. Às 8h15, acontece a abertura oficial, com presença de autoridades e da Diretoria do Sebrae. Às 8h40, iniciam-se as atividades técnicas, com a Apresentação das soluções Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP e Quadrinhos Empreendedores do Futuro, com a gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial, Hildenê Maia e a coordenadora estadual de Educação Empreendedora, Mayna Braga .

Das 9h às 9h30, está programada uma homenagem aos gestores de Educação Empreendedora Sebrae, que são responsáveis pelas ações dessa área em todo o Maranhão. e, em seguida, às 9h30, será realizada uma atividade de interação, com o tema “Corpo, mente e coração: como estão os seus?”, com o ator e palestrante da Bumba Escola Leandro Vidal. E às 12h, a programação prevê a parada para o almoço, servido no local.

Oficinas, Painel e Encerramento – À tarde, com início previsto para 13h30, inicia-se uma programação de palestras e oficinas, enfocando temas como superação de limites, inclusão de autistas, gestão da produtividade, uso da IA na Educação, entre outros. Essas atividades (oficinas) ocorrem em espaços do Multicenter Negócios e Eventos e Sebraelab e exigem inscrição prévia.

Paralelamente, no auditório Darcy Ribeiro, acontecem dois painéis, sendo o primeiro das 14h às 15h, com tema “Inovação na Prática: Brainstorm e Processos Criativos”, que será ministrado por Dudu Obregon, que é educador e escritor, especialista em empreendedorismo criativo na Educação. E o segundo, “Cases de sucesso – O poder transformador da Educação Empreendedora”, das 15h30 às 16h30, com a mediação de Jaqueline Lima, do Centro de Referência em Educação Sebrae (CER). O painel terá como participantes Antonilda Simão (Profª da Escola Municipal Gonçalves Dias, em Açailândia-MA); Giselia Alves (Profª da Escola Municipal Nossa Sra da Conceição, em Imperatriz-MA); Ana Maria da Silva Lima (Coordenadora de Educação da Secretaria de Educação de Caxias-MA).

Encerrando as atividades do Encontro, às 17h os participantes serão brindados com a Palestra Master “Vai lá e faz! Desenvolvendo uma postura de educador empreendedor”, com Dudu Obregon, também no auditório Darcy Ribeiro, principal palco do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Balanço – Em 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (2013 – 2023), o Sebrae-MA já atendeu 342 mil estudantes e 26 mil professores. Em 2024, já são 105 mil estudantes, sendo 59.157, no Ensino Fundamental; 45.579, no Ensino Médio e 339, no Ensino Superior.  Além disso, 9 mil professores, já receberam soluções de educação empreendedora neste ano.

Na execução da estratégia de Educação Empreendedora, se destacam Ideathons (Maratona de Soluções de Problemas em vários municípios do Maranhão); Check Point Sebrae, Game Perfil Empreendedor, Programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), os Fóruns de Professores, que acontecem nas regionais, ALI Educação Empreendedora, Desafio Liga Jovem e com a participação em eventos, como o FIRA Roboworld, ExpoIndústria, Neon, Feira do Empreendedor e a Feira de Profissões, entre outros.

Em 2024, o Sebrae está presente em todo o Maranhão com suas ações de Educação Empreendedora, buscando desenvolver competências e habilidades que preparem os alunos para a realidade do novo mercado de trabalho e para a vida pessoal; capacitar alunos e professores para identificar oportunidades, planejar ações e empreender; incentivar o autoconhecimento, o espírito de coletividade, promover a transformação de realidades e a realização de projetos de vida, contribuindo para a redução das disparidades sociais.

“Com uma programação voltada para os professores em seu dia, o Encontro vem para fortalecer nossos laços com eles, que são verdadeiros agentes de transformação, ajudando a formar os nossos jovens, a despertá-los para o empreendedorismo e a serem protagonistas de suas trajetórias e caminhos na vida.  Para o Sebrae, a Educação Empreendedora é um pilar fundamental para a formação cidadã e para o desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades e, no caso do Maranhão, para gerar bases para novos ciclos de desenvolvimento, que tenham os pequenos negócios e a inovação como plano de fundo”, ressaltou o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.