VLI promove palestras sobre segurança ferroviária em escolas do Maranhão

0
34

A VLI, empresa de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, intensificou suas ações educativas em setembro com uma série de palestras voltadas para a conscientização sobre a segurança ferroviária. As atividades fazem parte da programação da Semana Nacional do Trânsito e têm como objetivo sensibilizar as comunidades sobre os cuidados necessários ao transitar próximo às ferrovias. As atividades foram realizadas em diferentes municípios maranhenses, sobretudo aqueles que passam pela Ferrovia Norte-Sul (FNS), alcançando alunos, professores e membros da comunidade.

Na última sexta-feira (27), o Centro Educa Mais Mário Martins Meireles, localizado no bairro Pedrinhas, em São Luís (MA), recebeu uma dessas palestras, que contou com a participação de cerca de 180 alunos, com idades entre 15 e 18 anos. A iniciativa reforçou a importância de atitudes preventivas ao transitar nas imediações da ferrovia. A analista de Relacionamento Institucional e Comunidades, Francília Cutrim, e a analista de Proteção de Negócio, Lucélia Cristina Martins Penha, apresentaram a campanha “A vida não é um teste”.

“A campanha deste ano reforça que atitudes simples, como parar, olhar e escutar antes de cruzar uma linha férrea, podem salvar vidas. Nosso compromisso é continuar disseminando essas informações e promovendo a segurança nas comunidades onde atuamos”, declarou a analista de Relacionamento Institucional e Comunidades da VLI, Francília Cutrim.

A escola Educa Mais Mário Martins Meireles, que está situada a cerca de dois quilômetros de uma linha férrea, percorrida diariamente por diversos estudantes, também recebeu um dia de orientações de comportamento seguro. O gestor-geral do Centro desde 2018, Jorge Paz, destacou a relevância da palestra para a comunidade escolar. “Essas iniciativas são fundamentais, pois ajudam a comunidade a refletir sobre os impactos da ferrovia em seu cotidiano, além de reforçarem a importância da prevenção de acidentes”, afirmou Jorge Paz.

A aluna Bárbara Safira Santos dos Santos, do 3º ano do ensino médio, comentou sobre a importância das ações educativas: “Todos os dias, muitos de nós passamos pela linha férrea para chegar à escola. Essas orientações são essenciais para nossa segurança.”, declarou Bárbara.

Doação de absorventes

Além das palestras, o VLI Solidária, por meio de seu comitê em São Luís, doou 210 unidades de absorventes para as adolescentes da escola, como parte de suas ações sociais. A iniciativa visa promover o bem-estar das estudantes, incentivando a dignidade menstrual, que significa ter acesso a produtos e condições de higiene adequados para o público feminino.

Expansão das ações educativas no Maranhão

As atividades realizadas em São Luís fazem parte do engajamento da VLI em promover a segurança ferroviária em diversos municípios do estado. Em Imperatriz (MA), no dia 11 de setembro, a empresa conduziu uma palestra na sede da Associação de Moradores do Conjunto Vitória, onde conversou com 33 alunos do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, oferecido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). No dia 17, mais de 100 alunos da Escola Municipal Professor José Queiroz, também em Imperatriz, participaram de uma apresentação sobre os cuidados ao transitar próximos à ferrovia. Outras cidades, como Porto Franco, Estreito e João Lisboa, também receberam as palestras, impactando diretamente mais de 400 pessoas ao longo do mês.

Sobre a VLI

 A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por cinco anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.