Palestra “Destralhe Emocional” e mutirão de limpeza encerram campanha do TJMA

0
23
No Dia Mundial da Limpeza (20/9), servidores e servidoras da Justiça maranhense participaram da palestra Destralhe Emocional, no auditório Madalena Serejo, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Maranhão no Youtube.

A iniciativa integrou a campanha anual Destralhe, realizada de 16 a 21/9, da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que fomenta ações proativas sobre uso racional de bens e materiais, e possibilita a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A abertura da palestra contou com a presença do presidente da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, desembargador Ricardo Duailibe, que reconheceu o interesse dos servidores e das servidoras presentes para prestigiar a iniciativa de reunir os debates importantes como a sustentabilidade e a saúde mental.

“Que todos possamos sair desse momento, não com o dever, mas com a missão de refletir sobre nós mesmos, e sobre o que nós podemos fazer para tornar essa luta pelo meio ambiente em algo permanente”, disse.

Também compondo a mesa de abertura, a coordenadora de Saúde, Camila Buna, na ocasião representando a diretora-geral do TJMA, Ticiany Palácio, ressaltou  importância da ação, principalmente durante o mês de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo.

“Ao falarmos de sustentabilidade, nos referimos basicamente a três eixos, o desenvolvimento econômico, o bem-estar social e a preservação ambiental. Quando a gente fala em bem-estar social, também estamos falando sobre saúde. Enquanto Coordenadoria de Saúde, destacamos a necessidade e importância de promovermos ações de saúde no nosso ambiente de trabalho para reforçarmos também essa questão da saúde na comunidade como um todo”, disse.

A desembargadora convocada Rosária Duarte e a diretora do Fórum de São Luís, a juíza Andréa Lago também compuseram a mesa de abertura da palestra.

Durante o evento, o público aprendeu sobre a importância do desapego de ideias, crenças e expectativas, assim como de experiências que levam à estagnação e dificuldades na abertura de espaço para novas vivências.

A iniciativa foi promovida pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, em parceria com a Esmam, a Coordenadoria de Saúde e o Fórum de São Luís, em alusão ao mês internacional de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, e como parte integrante da Campanha Destralhe – mais sustentabilidade e menos desperdício.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Ingrid Fernandes, da Divisão de Saúde do TJMA.

Durante a programação, a palestrante explicou que a limpeza mental também é um dos temas abordados pelo movimento Dia Mundial da Limpeza (celebrado pela ONU), que incentiva a realização de técnicas e práticas que podem ajudar a manter o foco e reduzir sintomas associados à ansiedade e depressão, como atividades físicas, leitura e organização e limpeza do ambiente. Ao final da palestra, foram sorteados kits sustentáveis aos presentes.

Para a servidora Ana Luiza, a iniciativa é fundamental para tornar o debate sobre saúde mental recorrente. “É muito importante, principalmente em uma instituição como o Tribunal de Justiça. É algo que ajuda a difundir o tema da saúde mental justamente no mês de prevenção ao suicídio. Eu acredito que esse seja um passo muito importante para colocar essa temática em pauta”.

DESTRALHE

Desde 2018, a campanha “Destralhe” é promovida pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social com o objetivo de estimular uma cultura institucional de redução de desperdícios, promovendo o uso eficiente de bens e materiais e a melhoria da utilização dos espaços para garantir a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A iniciativa visa promover a destinação adequada de bens irrecuperáveis, a doação de itens antieconômicos e recuperáveis às instituições públicas e entidades sem fins lucrativos e à redistribuição de bens ociosos no Poder Judiciário.

O TJMA também realizou doações de equipamentos de informática para diversas entidades do estado, dentre elas a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/MA), na atual gestão.

Do total de 112 equipamentos doados, 94 foram para a SSP, 11 para a Seap e sete para a Uema.

ENCERRAMENTO DA SEMANA

Além das doações, o judiciário maranhense, em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, realizou  sábado (21/9), um mutirão de limpeza nas dependências do prédio sede do TJMA, marcando o encerramento da Campanha Destralhe.

Ainda no sábado, o Judiciário também participou de outra ação em defesa do meio ambiente em São Luís. Foi a iniciativa “Praia Limpa, Mar Vivo”, desenvolvida pelo Cartório Extrajudicial do 3º Registro de Imóveis por meio do projeto Mover, de sensibilização sobre a importância da preservação do meio ambiente com foco no combate ao lixo nas praias e no mar. Os participantes fizeram uma caminhada pelo calçadão e areia da praia Litorânea, fazendo a coleta de resíduos como garrafas e tampas plásticas, latas, dentre outros descartados de forma inadequada.