Judiciário promove V Encontro Estadual sobre Precedentes Qualificados em outubro

0
28

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (NUGEPNAC), com apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), realizará o V Encontro Estadual sobre Precedentes Qualificados, no dia 18 de outubro, com a temática “Precedentes, Cooperação Judiciária e Boas Práticas”. O evento será de forma presencial, no Auditório Madalena Serejo, do Fórum Desembargador Sarney Costa, localizado no bairro do Calhau, em São Luís, e de forma on-line.

Com o objetivo de proporcionar a magistrados, magistradas, servidoras e servidores do Poder Judiciário maranhense, advogados e demais operadores do Direito, a oportunidade de conhecer melhor sobre a Cooperação Judiciária, o Encontro Estadual contará com atores da Justiça de diversos Estados como palestrantes. Serão destacados durante as apresentações, os benefícios, os instrumentos processuais e as práticas a serem utilizadas por meio da cooperação judiciária.

COOPERAÇÃO JUDICIÁRIA

A Cooperação Judiciária tem se destacado no meio jurídico como um princípio fundamental para a garantia dos direitos das pessoas e a efetivação da justiça.

Por meio da colaboração entre diferentes órgãos e instituições do Poder Judiciário, têm sido alcançados benefícios como a uniformização de entendimentos jurídicos, o compartilhamento de informações e práticas, a padronização de procedimentos judiciais e a possibilidade de atos convencionais por juízes cooperantes, fatores que garantem uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente.

INSCRIÇÕES

O evento contará com 250 vagas para participação presencial e 250 vagas para participação on-line. Nos dois formatos, 180 vagas estão reservadas para magistrados, magistradas, servidores e servidoras e 70 serão abertas para o público.

Os interessados poderão realizar suas inscrições no período de 30 de setembro a 11 de outubro.

PROGRAMAÇÃO

O evento, coordenado pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (NUGEPNAC), com a supervisão da Comissão Gestora de Precedentes e apoio da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), ocorrerá em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 18h.