Programa AnCoragem da OGMO-Itaqui é premiado em 1º lugar no Ser Humano ABRH-MA 2024

0
34

O Programa AnCoragem, do Órgão Gestor de Mão de Obra Avulsa do Porto do Itaqui (OGMO-Itaqui), conquistou o primeiro lugar na 8ª edição do Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Maranhão (ABRH-MA), na categoria Desenvolvimento. A premiação ocorreu durante a XIV edição do Congresso Maranhense de Recursos Humanos (COMARH), realizada em setembro no Multicenter Sebrae, em São Luís. O evento reconhece iniciativas que se destacam por promover o desenvolvimento humano e organizacional, valorizando tanto colaboradores quanto públicos estratégicos e a sociedade em geral.

Lançado em 2021, o AnCoragem tem como objetivo reconhecer e valorizar o desempenho do trabalhador portuário avulso nas entregas realizadas diariamente na atividade portuária. A conquista no Prêmio Ser Humano é fruto do empenho de todos os envolvidos desde a concepção do programa, que se consolidou como referência para outros OGMOs do país.

O projeto é considerado um modelo de gestão de pessoas, capaz de gerar impactos positivos na economia portuária, inspirando novas ações no setor. Ele avalia critérios técnicos e comportamentais, como produtividade, assiduidade, trabalho em equipe e comportamento seguro. O reconhecimento dos trabalhadores portuários avulsos pelo programa AnCoragem acontece a cada trimestre, com uma premiação dos trabalhadores que se destacaram em suas funções durante o período.

A Analista de Gente e Gestão do OGMO-Itaqui, Júlia Freitas, explica o significado da escolha do nome do programa: “A palavra AnCoragem remete a duas ideias: âncora e coragem. Entendemos que o primeiro princípio representa a segurança, o atracamento, o porto – elementos presentes no trabalho portuário – enquanto o segundo elemento remete ao sentido de inspiração, produtividade, qualidade, estímulo à inovação e soluções corporativas”.

“A premiação reconhece não apenas uma prática exitosa do OGMO, mas também o esforço de todos os profissionais que atuam diariamente na linha de frente das operações portuárias, contribuindo para a melhoria contínua e competitividade do setor. Estamos imensamente felizes e gratos por compartilhar essa conquista com todos que fazem esse programa acontecer, porque pessoas representam um valor para o OGMO-Itaqui, e a inovação nos processos e nos negócios sempre terá o ser humano no centro”, afirmou a diretora executiva do OGMO, Ana Barbosa.

Prêmio Ser Humano

O Prêmio Ser Humano da ABRH-MA avalia projetos que oferecem contribuições práticas e teóricas de pessoas no seu local de trabalho, gerando resultados expressivos para as organizações e seus colaboradores. O Programa AnCoragem se destaca como um exemplo de desenvolvimento humano, reafirmando o compromisso do OGMO com a valorização profissional e o fortalecimento dos portos brasileiros.

Criado em 1993 pela ABRH Brasil, o Prêmio Ser Humano valoriza as melhores práticas em gestão de pessoas e incentiva o surgimento de novas ideias e talentos. Anualmente, o prêmio é concedido a profissionais e organizações de diferentes setores, incluindo empresas privadas de diversos portes, órgãos públicos e estudantes universitários, que apresentam projetos ou trabalhos acadêmicos na área de gestão de pessoas.

Na edição de 2024, a ABRH-MA reconheceu práticas inovadoras em gestão de pessoas em sua 8ª edição. A escolha dos vencedores é feita por uma comissão do Comitê Gestor da ABRH-MA, com base em critérios rigorosos. Os ganhadores recebem certificado de excelência, reconhecimento no mercado e ampla visibilidade na mídia, além de serem homenageados em uma cerimônia especial durante o Comarh.