Sessão especial homenageia o desembargador Vicente de Castro

0
18

 

Educação, integridade e discrição. Foram com essas palavras que os desembargadores e desembargadoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) definiram a trajetória do desembargador Vicente de Paula Gomes de Castro na magistratura e na vida. Durante a sessão plenária, realizada na manhã desta quarta-feira (4/12), o magistrado foi homenageado pelos anos de contribuição à corte de Justiça.

Para iniciar o momento de homenagem, que deve-se à proximidade da aposentadoria do desembargador, os presentes acompanharam a exibição de um vídeo com momentos destacáveis da carreira do desembargador, ressaltando sua contribuição para o sistema de Justiça do Maranhão.

Na sequência, o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, reconheceu os anos de dedicação e contribuição do magistrado para a Justiça estadual. “Essa homenagem é de extrema importância, não somente por todos esses anos de trabalho e dedicação ao Judiciário maranhense, mas também pela dedicação a todos nós, colegas de magistratura, com tanta amizade e carinho”, disse.

Na presença de familiares e amigos, o desembargador Jamil Gedeon foi escolhido para representar a corte de Justiça, em um discurso de agradecimento ao desembargador Vicente de Castro, que destacou considerar não um mero protocolo a ser cumprido, mas uma expressão dos sentimentos de todos os presentes, motivada pelos laços de amizade respeito e admiração ao homenageado.

CARREIRA

Durante o discurso, o desembargador Jamil Gedeon, como forma de reconhecimento ao trabalho prestado pelo colega, retomou a trajetória do desembargador Vicente de Castro, que ingressou no serviço público em 1970, como escrivão de polícia da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, após aprovação em concurso público.

Já no Maranhão, o piauiense foi aprovado em concurso público para juiz de direito em 1982. Trabalhou nas comarcas de São Luís Gonzaga do Maranhão, Vargem Grande, Timon, Balsas e São Luís. Depois de 10 anos no interior, foi promovido para a capital, em 1992. Em 2012, pelo critério de antiguidade, foi oficialmente empossado como desembargador.

HOMEM VOCACIONADO A DISTRIBUIR JUSTIÇA

A partir de citações da música Viola Enluarada, de Marcos Valle, a favorita do desembargador Vicente de Castro, que fala sobre a necessidade de ir à luta, levantar-se para defender a paz, o homenageado foi definido pelos colegas com “um homem vocacionado para a missão de distribuir Justiça”.

“Vossa excelência deixa a esse Tribunal uma herança que transcende os autos dos processos, que está gravada na alma de cada um dos jurisdicionados, que encontrou em sua atuação firme e dedicada à balança da Justiça, a maestria do equilíbrio entre o peso da lei e o sopro da humanidade”, destacou o desembargador Jamil Gedeon, em nome da corte de Justiça.

O desembargador Vicente de Paula Gomes de Castro recebeu das mãos do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, placa em nome da Corte de Justiça, pela sua dedicação, comprometimento e conduta ética nos serviços prestados à Magistratura Maranhense.

Sensibilizado com as palavras e reforçando o título de homem discreto, com breves palavras, o desembargador Vicente de Castro agradeceu pelo reconhecimento à sua trajetória, bem como pelos anos de trabalho e companheirismo divididos com os desembargadores e desembargadoras do TJMA. “Quero expressar meus sinceros agradecimentos pelas homenagens prestadas neste dia”, disse.

Prestigiaram o momento, além dos magistrados e magistradas e dos familiares presentes, o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Marco Adriano Fonseca; a procuradora de Justiça, Domingas de Jesus Froz, representando Ministério Pú