Parceria vai possibilitar emissão de RG para bebês logo após nascimento

0
30

A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) iniciou diálogos para firmar parceria com o Instituto de Identificação do Maranhão (IDENT), a fim de promover a coleta biométrica e a emissão de Carteira de Identidade (RG) para crianças recém-nascidas. A proposta foi discutida durante reunião realizada na sede do órgão correcional, nessa segunda-feira (21/10).

Na primeira etapa, será desenvolvido um projeto-piloto com a participação das empresas Valid – que detém a licença para atuar na coleta e guarda de dados de identificação no Estado do Maranhão – e a empresa Akiyama – que atua em suporte tecnológico à Valid no processo de captura biométrica.

projeto inicial será executado nos dias 29 e 30 de outubro, na Maternidade Nossa Senhora da Penha, que possui unidade interligada para o registro civil e emissão da certidão de nascimento. Localizado na capital maranhense, o estabelecimento de saúde tem uma média de 100 nascimentos por mês e a proposta é que a coleta da biometria aconteça antes da alta hospitalar.

Também participaram da reunião presencial a juíza Jaqueline Reis, coordenadora do Núcleo de Registro Civil da COGEX; a chefe do Serviço de Identificação Civil do Instituto de Identificação do Maranhão, Ana Delcita; a coordenadora regional da Valid, Liana Barbosa; a cartorária do 2º Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luís, Rosseline Privado; e diretora administrativa da Maternidade Nossa Senhora da Penha, Kelma Lucena. Além da Alessandra Silveira, uma equipe da Akiyama também participou de forma virtual.

A Valid é líder em identificação segura de cidadãos brasileiros e atua com foco na segurança em seus processos de identificação, digitais ou físicos. Já a Akiyama está em 12 países, é fornecedora de kits de cadastramento biométrico do Brasil e atua no cadastramento biométrico de eleitores, procedimentos relacionados à habilitação, mudança ou adição de categoria e renovação da CNH, bem como sistema financeiro.